5 filmes para se preparar para a Redação do Enem

Há 1 ano atrás
Fernanda Pessoa/Divulgação
Compartilhe:

Há poucas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, parar para assistir um filme e relaxar soa como um sonho distante para muitos estudantes. Mas, e se isso for exatamente o que você precisa nos intervalos para seus estudos?

Para a professora Fernanda Pessoa, referência no Recife em Redação e Português, alguns filmes abordam temas atuais e importantes que podem te ajudar a ampliar seu repertório e treinar sua argumentação. Competências essenciais na hora de mandar bem na redação.

A professora, inclusive, integra o elenco do projeto Enem em Cartaz, que promoverá aulões de revisão nesta reta final para o exame nas Salas de Cinema do Shopping Recife, aos domingos de 24 de setembro a 15 de outubro. Afinal, nada como abusar da magia do cinema para uma forcinha extra nos estudos, não é?

Pensando em você que vai encarar o Enem, Fernanda listou, com exclusividade para o Tela em Vista, 5 filmes para te ajudar na preparação para o Enem.

 

  1. Globalização Milton Santos – O Mundo do Lado de Cá

“O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.

 

  1. Cidade de Deus

A história é fictícia, mas inspirada em fatos reais narrados por um jornalista que foi morador da Cidade de Deus, no livro de mesmo nome. Conta a história de um garoto chamado Buscapé desde sua infância, nos anos 60, até o final dos anos 70, dando uma idéia da criação das favelas, da origem do tráfico de drogas e de sua relação no dia a dia dos moradores.

 

  1. A Rede Social

 

Filme de David Fincher, “A Rede Social” conta a história do estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg que começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global, o Facebook. Seis anos mais tarde, ele é um dos bilionários mais jovens do planeta. Mas seu sucesso sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

 

  1. Uma Verdade Inconveniente

O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta de nossa civilização, no documentário mais importante do ano. Trata-se de um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato.

 

  1. Crash – No Limite

 

“Crash – No Limite”, escrito e dirigido por Paul Haggis (roteirista de Menina de Ouro) mostra uma visão agressiva e perturbadora das complexidades que envolvem as questões raciais na América contemporânea.

 

PUBLICIDADE: